No 6º dia de pós-operatório de gastrectomia parcial com reconstrução, a BII inicia-se uma drenagem de secreção abundante pelo dreno no hipocôndrio direito de aspecto amarelado turvo. O paciente não apresenta sinais de peritonite. O débito é de 500ml nas 24 horas. Qual a melhor conduta neste caso?
A
Zerar dieta e manter hidratação.
B
Zerar dieta e iniciar nutrição parenteral.
C
Progredir dieta para melhorar o aporte nutricional.
D
Iniciar antibióticos e ampliar orifício do dreno.
E
Reoperar para lavar a cavidade e reposicionar o dreno.
Outras questões
Com relação ao refluxo gastroesofágico (RGE) na infância, considerar as assertivas abaixo:
I - O relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, sem correlação com a deglutição, é considerado o mecanismo fisiopatológico mais importante do RGE.
II - Os episódios de vômitos podem ser reduzidos se a criança, ao receber a alimentação, que deve ser hipercalórica, com alto teor de gordura e em pequenas quantidades, estiver sentada.
III - A pHmetria esofágica de 24 horas é o exame que apresenta melhores sensibilidade e especificidade.
É (São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Um menino de 03 anos é levado ao pronto-socorro do HUCAM por sua mãe, com um quadro de retenção urinária aguda de 6 horas de duração. Tem abdômen doloroso a palpação. O sinal vésico-peniano é evidente. Qual é o provável diagnóstico?
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa.
Qual o diagnóstico etiológico da síndrome febril?
Paciente do caso anterior foi submetido a laparotomia e devido as condições locais favoráveis, foi submetido a ressecção do seguimento de cólon esquerdo acometido pelo tumor e feita anastomose primária sem ileostomia descompressiva. No 5°dia do pós-operatório apresentou saída da secreção escura no dreno que foi mobilizado anteriormente, sem alterações nos parâmetros clínicos. Qual o diagnóstico mais provável?