Questões na prática

Psiquiatria

No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?

A
Apenas I e II.
B
Apenas II, III e IV.
C
Apenas II e III.
D
Apenas III e IV.
E
Apenas II e IV.
Os marcadores tumorais CA-125, alfa-feto proteína e gonadotrofina estão habitualmente associados às seguintes neoplasias ovarianas, pela ordem:
Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Compartilhar