Questões na prática

Psiquiatria

No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?

A
Apenas I e II.
B
Apenas II, III e IV.
C
Apenas II e III.
D
Apenas III e IV.
E
Apenas II e IV.
Paciente submetido, há dois dias, à angioplastia coronária via femoral direita. Há duas horas queixa-se de dor inguinal e abaulamento no local da punção. O diagnóstico e a conduta são:
Mulher, 30 anos de idade, no quinto dia pós-operatório do colecistectomia, apresentou-se assintomática, porém, com níveis séricos de sódio 120 meq/L. A conduta é:
Paciente, etilista crônico, apresenta-se com episódios de dor abdominal em andar superior e derrame pleural crônico, em hemitórax esquerdo. O líquido pleural, provavelmente, será:
Homem, 50 anos de idade, foi trazido ao pronto-socorro pela esposa referindo que o paciente vem apresentando indisposição geral há uma semana e, há um dia, confusão mental, hiporexia e dor abdominal. Tem hipertensão arterial e dislipidemia, em tratamento com captopril, sinvastatina e AAS. Há um mês, foi feito diagnóstico de diabetes mellitus e orientado para fazer dieta adequada e aumentar a atividade física, o que vem fazendo corretamente. Ao exame: desorientado, corado, desidratado +++/4+, FC = 90 bpm, PA = 150X100 mmHg. Exame físico especial: normal. Qual é a conduta IMEDIATA?
Compartilhar