Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No afundamento torácico (tórax flácido) o fator mais importante para o aparecimento da síndrome do desconforto respiratório é:

A
Contusão pulmonar adjacente
B
Hemotórax e pneumotórax concomitante
C
Balanço do mediastino
D
Movimento paradoxal na respiração
E
Fraturas múltiplas de costela
São comorbidades reconhecidas em crianças com sobrepeso, apresentando percentil peso/idade maior do que 95%: I- asma e apneia do sono. II- resistência à insulina e dislipidemia. III- cálculos biliares e distúrbios comportamentais. Assinale a alternativa correta.
Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve início aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3200g, Capurro Somático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8 mg/dl, com 2,0 mg/dl de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
Em relação às diferentes preparações de corticoesteroides, assinale a alternativa correta.
<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.
Compartilhar