Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No afundamento torácico (tórax flácido) o fator mais importante para o aparecimento da síndrome do desconforto respiratório é:

A
Contusão pulmonar adjacente
B
Hemotórax e pneumotórax concomitante
C
Balanço do mediastino
D
Movimento paradoxal na respiração
E
Fraturas múltiplas de costela
Menino de 8 anos com adenopatia cervical acentuada, com estado geral. Hemograma: intensa atipia dos linfócitos; levantado suspeita de leucemia. Reação de Paul-Bunnell negativa. Reação de Sabin-Feldman 1:4.000. Qual o provável diagnóstico?
Você vai visitar em casa Sr. José de 94 anos. Ele vem apresentando tosse e emagrecimento há 1 mês. É hipertenso e está em uso regular de captopril com bom controle pressórico. Tabagista há 10 anos de meio maço/dia. Seus últimos exames de sangue demonstram uma elevação da creatinina sérica para 2,0mg/dl (valor máximo = 1,4). Seu exame clínico não apresenta anormalidades. I- Você solicita raio-x de tórax e pesquisa de BAAR no escarro e PPD, para investigar uma provável tuberculose; II- Avalia se a tosse pode ser pelo uso do I-ECA e o substitui por outra classe de anti-hipertensivo; III- No diagnóstico diferencial com tuberculose, suspeita de pneumonia, paracoccicidioidomicose e carcinoma pulmonar; IV- Solicita avaliação da depuração da creatinina. Estão corretas as afirmativas:
Em 2008, o Ministério da Saúde realizou a maior campanha de vacinação do mundo: o objetivo foi de vacinar cerca de 70 milhões de pessoas. Quanto à vacinação contra rubéola, podemos afirmar:
A exposição a agentes tóxicos durante a gestação podem resultar em, EXCETO:
Compartilhar