Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No aleitamento materno, são características da boa pega marítima, EXCETO:

A
mais aréola visível acima da boca do bebê.
B
boca bem aberta.
C
lábio inferior virado para fora.
D
queixo tocando a mama.
E
bochechas do bebê encovadas a cada sucção.
Uma paciente de 60 anos, diabética, estava em casa apresentando dor em hipocôndrio direito há 15 dias e febre. Há 3 dias queixa-se de distensão abdominal progressiva, dor em cólica e vômitos. Foi admitida no hospital em caráter de urgência bastante desidratada e com distensão abdominal marcante. Realizou ultrassom que demonstrou aerobilia e distensão intestinal por gás. Radiografia simples de abdome mostrou imagem de moeda empilhada e ausência de gás no reto. Qual a conduta?
Menino, 6 meses, há 3 dias, apresenta febre baixa, tosse seca, diminuição do apetite e dificuldade respiratória progressiva, associada à chiado no peito. Antecedentes: Peso ao Nascer = 1950 g, Capurro = 34 semanas. No período neonatal, ficou internado em oxigenoterapia (capuz por 4 dias) recebendo alta com 20 dias de vida. Não foi amamentado com leite materno e frequenta creche desde 4 meses de vida. Exame físico: T = 37,8ºC, FR = 62 irpm, FC = 156 bpm, regular estado geral, corado, hidratado, acianótico, anictérico, batimento de asa de nariz e retração subcostal, diminuição global do murmúrio vesicular, presença de sibilos e estertores subcrepitantes, em todo campo pulmonar. Bulhas rítmicas, normofonéticas, taquicárdicas sem sopros. Fígado a 4 cm da borda costal direita. Baço não palpável. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Paciente submetido a herniografia inguinal recidivada à direita com a técnica do Lichtenstein. Evoluiu com dor e edema no escroto por volta do 4º dia pós-operatório, que perdurou por oito semanas. O quadro clínico acima sugere:
Vários índices são utilizados para o acompanhamento do crescimento. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar