No ambulatório de ORL, um paciente apresenta febre elevada de 39°C, dor de garganta e odinofagia. A oroscopia mostra intensa hiperemia e congestão da mucosa faríngea, de coloração vermelho vinhosa, e a presença de pseudomembranas que comprometem por contiguidade os pilares anteriores. O diagnóstico mais provável é de Angina:
A
difteroide.
B
gangrenosa.
C
eritematosa.
D
eritematopultácea.
Outras questões
Paciente com insuficiência renal aguda, informa dor intensa no flanco direito com irradiação para a região inguinocrural. A hipótese mais provável para a origem dessa insuficiência renal é:
O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:
Paciente comparece ao ambulatório com queixa de constipação crônica. Ao exame físico apresenta com ampola retal sem fissuras, tônus esfincteriano preservado. O tratamento de primeira linha para essa situação é:
Qual das manifestações clínicas abaixo relacionadas é um sinal de alarme e aponta para a indicação precoce de endoscopia num paciente com esofagite de refluxo?