Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

No ambulatório de ORL, um paciente apresenta febre elevada de 39°C, dor de garganta e odinofagia. A oroscopia mostra intensa hiperemia e congestão da mucosa faríngea, de coloração vermelho vinhosa, e a presença de pseudomembranas que comprometem por contiguidade os pilares anteriores. O diagnóstico mais provável é de Angina:

A
difteroide.
B
gangrenosa.
C
eritematosa.
D
eritematopultácea.
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
Na avaliação de um recém-nascido com diagnóstico de infecção congênita por citomegalovírus,
Mulher de 55 anos de idade queixa-se de prurido e dor anal contínua, acompanhados de perda de sangue vivo. Refere antecedente de infecção genital por HPV e hábito intestinal normal. Apresenta nódulos em região de pregas inguinais e lesão ulcerada endurecida de 3 cm próxima à borda anal. Considera-se mais provável a hipótese de:
Compartilhar