Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Obstetrícia

Ginecologia

No atendimento à mulher com gravidez decorrente de estupro, qual a alternativa correta?

A
Só pode ser realizado até 12 semanas de idade gestacional.
B
Para o aborto legal, basta autorização escrita da paciente e a avaliação da equipe interdisciplinar do hospital.
C
O aborto é previsto em lei, sendo direito da paciente o atendimento na rede pública, devendo ela comparecer ao hospital com o boletim de ocorrência policial.
D
Quando o hospital público é administrado por grupo religioso, ele pode negar o abortamento, alegando razões de consciência.
E
O aborto é previsto em lei, devendo ela comparecer ao hospital com a autorização judicial.
São achados ecográficos que corroboram o diagnóstico de apendicite aguda, EXCETO:
Paciente masculino, 47 anos, chega ao hospital queixando-se de dor abdominal generalizada, de forte intensidade, tipo cólica, com intervalos de 15 minutos. Sente náuseas, nega vômitos e evacuou há 12 horas. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso, abdome distendido, com cicatriz cirúrgica antiga sobre o ponto de McBurney. Avaliação bioquímica mostra hematócrito 47%, 9.000 leucócitos, Na 130, K 2,9, creatinina 2,1 e amilase 643 UI. Levando-se em consideração o quadro acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira linha no manuseio da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas em comparação prospectiva e randomizada com escleroterapia, capaz de demonstrar aumento de sobrevida em estudos randomizados com placebo.
Em relação à alfafetoproteína, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar