Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).

A
A hipotensão em doentes traumatizados deve ser considerada como hipovolemia até prova em contrário.
B
Quando o volume sanguíneo está diminuído, a perfusão cerebral pode estar criticamente prejudicada.
C
Um doente traumatizado com pele de coloração rósea, especialmente na face e extremidades, raramente está criticamente hipovolêmico.
D
Pulso rápido e arrítmico é habitualmente um sinal de baixa perfusão e hipovolemia do tecido cerebral.
E
Crianças costumam ter uma reserva fisiológica exuberante e frequentemente demonstram poucos sinais de hipovolemia, mesmo com perdas volêmicas significantes.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:
Homem de 40 anos com quadro agudo de dor súbita no epigástrio e irradiação para todo o abdome há seis horas, vômitos claros no início e parada da eliminação de gases. No exame físico, com contratura abdominal e com sinais de irritação peritoneal em todo o abdome. O exame complementar inicial a ser realizado será:
Na pancreatite aguda, qual a melhor conduta em relação à alimentação?
Compartilhar