Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).

A
A hipotensão em doentes traumatizados deve ser considerada como hipovolemia até prova em contrário.
B
Quando o volume sanguíneo está diminuído, a perfusão cerebral pode estar criticamente prejudicada.
C
Um doente traumatizado com pele de coloração rósea, especialmente na face e extremidades, raramente está criticamente hipovolêmico.
D
Pulso rápido e arrítmico é habitualmente um sinal de baixa perfusão e hipovolemia do tecido cerebral.
E
Crianças costumam ter uma reserva fisiológica exuberante e frequentemente demonstram poucos sinais de hipovolemia, mesmo com perdas volêmicas significantes.
Sobre os tumores ósseos malignos, é CORRETO afirmar que:
Homem de 48 anos foi atendido no pronto-socorro com hematêmese. A endoscopia demonstrou lesão deprimida, bem delimitada, de 1,5 cm no antro gástrico. O anatomopatológico da biópsia da mucosa adjacente revelou pequenas estruturas espiraladas junto à superfície epitelial. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 65 anos, com queimaduras que atingiram 8% da superfície corporal, classificadas como de terceiro grau que ocorreram em ambiente fechado. Evoluiu para óbito cinco dias após por infecção originária provavelmente de:
Mulher de 26 anos apresenta febre (38 ºC) e dor intensa no baixo-ventre. A ultrassonografia revelou presença de massa em anexo esquerdo, sugestiva de abscesso tubo-ovariano de 6,3 cm. A conduta é:
Compartilhar