No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).
A
A hipotensão em doentes traumatizados deve ser considerada como hipovolemia até prova em contrário.
B
Quando o volume sanguíneo está diminuído, a perfusão cerebral pode estar criticamente prejudicada.
C
Um doente traumatizado com pele de coloração rósea, especialmente na face e extremidades, raramente está criticamente hipovolêmico.
D
Pulso rápido e arrítmico é habitualmente um sinal de baixa perfusão e hipovolemia do tecido cerebral.
E
Crianças costumam ter uma reserva fisiológica exuberante e frequentemente demonstram poucos sinais de hipovolemia, mesmo com perdas volêmicas significantes.
Outras questões
Com relação à dissecção da aorta, é correto afirmar:
Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue o item a seguir. Para o referido paciente, o exame de imagem de escolha é a tomografia computadorizada helicoidal do abdome - modalidade diagnóstica que apresenta maior sensibilidade e especificidade em comparação com outros exames de imagem.
Acerca da doença arterial obstrutiva periférica, indique a alternativa CORRETA:
Segundo Stein, Zelmanowicz e Falavigna (2013), o rastreamento, também chamado de rastreio ou screening, pode ser definido como um processo que identifica pessoas aparentemente saudáveis, mas que poderiam apresentar maior risco de desenvolver uma doença ou maior probabilidade de ter uma determinada condição clínica; as quais, uma vez identificadas, se confirmadas com segurança, deveriam receber um tratamento capaz de reduzir o risco e/ou complicação da doença em questão. Com relação ao rastreamento de indivíduos assintomáticos, responda à questão seguinte. De acordo com as diretrizes de rastreamento no contexto da Atenção Primária em Saúde no Brasil, publicadas pelo Ministério da Saúde (Cadernos de Atenção Primária – número 29 – Rastreamento), avalie as opções a seguir: I – Recomenda-se o rastreamento de câncer de próstata usando dosagem anual de antígeno prostático específico (PSA) em homens assintomáticos com idades entre 75 e 85 anos. II – Recomenda-se o rastreamento para o câncer de cólon e reto usando pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou sigmoidoscopia, em adultos de ambos os sexos, com idades entre 50 e 75 anos. III – Recomenda-se o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade inferior a 65 anos, sexualmente ativas e que tenham a cérvice (não histerectomizadas). IV – Não se recomenda o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade maior que 65 anos, que já tenham um exame de Papanicolau normal e que não façam parte do grupo de alto risco para essa patologia. V – Recomenda-se o rastreamento de câncer da mama bianual por meio de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 74 anos. São recomendações de rastreamento para detecção precoce de câncer: