Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

No atendimento de um paciente que apresenta parada cardiorrespiratória testemunhada no serviço de emergência, com ECG mostrando fibrilação ventricular, qual a conduta mais apropriada?

A
Realizar inicialmente a entubação orotraqueal para depois proceder à desfibrilação.
B
Proceder à desfibrilação imediatamente, se disponível.
C
Realizar uma ampola de amiodarona EV, e depois proceder à desfibrilação.
D
Iniciar ventilação e compressões torácicas e proceder à desfibrilação apenas após três minutos de adequada ventilação e compressões torácicas.
E
Realizar a entubação orotraqueal e administrar uma ampola de amiodarona EV, para depois proceder à desfibrilação.
Homem de 72 anos apresentou lesão ulcerada de 4 cm de diâmetro na parede posterior da grande curvatura gástrica (laudo do exame anatomopatológico: adenocarcinoma pouco diferenciado, com células em anel de sinete), sem evidência de doença metastática pelos exames de imagem. Foi realizada gastrectomia. Com base no quadro, considere as assertivas abaixo. I - Devido à maior agressividade dos adenocarcinomas, a margem de ressecção do tipo difuso deve ser de, no mínimo, 3 cm; II - Células em anel de sinete são encontradas no tipo difuso; III - Nos países ocidentais, a dissecção D2 modificada é recomendada.
Homem de 52 anos, desempregado, etilista pesado queixando-se de lombalgia, febre vespertina, anorexia e perda de peso. Ao exame, encontra-se apenas emagrecido. US abdominal revelou calcificações esparsas no parênquima renal direito e o sumário de urina evidencia hematúria microscópica, piúria microscópica e ausência de bactérias. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica para o caso?
Você está examinando um recém-nascido em programação de alta hospitalar no alojamento conjunto e, ao realizar triagem neonatal com oximetria de pulso (“teste do coraçãozinho”), observa que a saturação no membro superior direito é de 98% e a do membro inferior é 94% em duas medições com intervalo de uma hora entre elas. Qual o significado desse achado e a conduta adequada a seguir?
Mecânico de 48 anos, hipertenso há 5 anos, em uso diário de hidroclorotiazida-25,0mg/dia e captopril-50mg duas vezes ao dia, apresenta PA = 150x90 em 3 verificações nessa avaliação ambulatorial. O ECG mostra bloqueio AV de 2º grau. Para o controle da HAS está contraindicado:
Compartilhar