Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No Brasil, a vacina mais reatogênica em uso é a DPT de células inteiras, combinada com vacina contra Haemophilus influenzae tipo B. Frequentemente causa reações locais, febre e raramente episodio hipotônico hiporresponsivo (EHH). Assinale a INCORRETA:

A
Esta vacina não possui componentes vivos.
B
O responsável pelos efeitos adversos citados da DPT é o componente diftérico.
C
A vacina BCG é segura, mas pode causar reações locais como nódulos, abscessos e muito raramente reações graves, geralmente em pacientes imunocomprometidos.
D
As reações alérgicas sistêmicas graves relacionadas a componente de determinada vacina contra-indicam as doses subseqüentes.
E
Em caso de EHH, a dose subseqüente de DPT deverá ser acelular.
Lactente, 4 meses, apresenta baixo ganho de peso, dispneia às mamadas, cianose ungueal e labial e sopro sistólico em borda esternal esquerda. A provável cardiopatia congênita é:
Em relação à tuberculose, é CORRETO afirmar que:
O mecanismo que desencadeia o delírio é desconhecido. A teoria que apresenta maior evidência é:
Correlacione as colunas referentes a investigação de lombalgias e lombociatalgias: (I) Manobra de Romberg (II) Manobra de Valsalva (III) Manobra de Lásegue (IV) Compressão da raiz L5 (V) Compressão da raiz S1. a) É geralmente considerada positiva quando a dor se irradia ou exarceba no trajeto do dermátomo de L4-L5 ou L5-S1, com a elevação do membro; b) Prejudicado o andar sobre um dos calcanhares; c) Esta manobra costuma ser positiva na estenose do canal; d) Na compressão radicular, esta manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação até o pé, que não acontecia antes; e) Prejudicado o andar sobre a ponta de um dos pés.
Compartilhar