Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

No Brasil, inicialmente, a leishmaniose visceral era caracterizada como uma doença predominantemente de áreas rurais, mas, recentemente vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande portes. Sobre essa doença, é incorreto afirmar que:

A
o modo de transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito Anopheles.
B
o agente etiológico é um protozoário.
C
os principais reservatórios são o cão, os marsupiais e a raposa, que mantêm o ciclo da doença.
D
não há transmissão de pessoa a pessoa.
Paciente feminina, 43anos, obesa, apresentase ao pronto socorro com quadro de dor abdominal de início súbito há 4 dias, localizada em hipocôndrio direito, de forte intensidade, piorando com a ingesta de alimentos gordurosos. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 102bpm, freqüência respiratória de 18 mrpm, pressão arterial de 120/80 mmHg, temperatura de 38,5º. C, com calafrios. As mucosas encontram-se úmidas e ictéricas. Ao exame do abdomem, interrompe-se a inspiração por dor durante a palpação profunda do hipocôndrio direito. A paciente traz consigo ecografia abdominal, que demonstra colelitíase, com vários cálculos dentro da vesícula biliar, e dilatação da árvore biliar intra-hepática e do ducto colédoco, com imagem sugestiva de cálculo impactado em sua porção distal. Considerando o caso clínico acima, é correto afirmar:
Atualmente, existem vários sistemas de classificação de hérnias inguinais com o propósito de proporcionar uma linguagem comum para as comunicações entre médicos e permitir comparações apropriadas das opções terapêuticas. Um paciente portador de uma hérnia inguinal indireta, com anel interno dilatado, volumosa e com grande destruição da parede posterior do canal inguinal, de acordo com a classificação de Nyhus, é considerado como tipo:
A coleletíase assintomática:
Quais fatores de risco estão associados a Doença de membrana hialina?
Compartilhar