No Brasil o isolamento de pneumococo resistente à penicilina na comunidade tem sido observado em algumas cidades. Isto implica em mudanças no tratamento das infecções pneumocócicas. Dentro deste contexto assinale a alternativa CORRETA:
A
Meningites causadas por pneumococos sensíveis à penicilina não respondem adequadamente a este antibiótico, devendo ser tratadas com ceftriaxona.
B
Infecções causadas por pneumococos com resistência intermediária a penicilina podem ser tratados com doses máximas de penicilina ou com ceftriaxona.
C
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina quando causam infecções respiratórias devem ser tratadas com ceftriaxona.
D
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina, causando meningite, devem ser tratados com teicoplanina + rifampicina.
E
As quinolonas (ciprofloxacino e levofloxacino) são alternativas para o tratamento de pneumonias e meningites por pneumococo resistente à penicilina.
Outras questões
Paciente feminino, 23 anos, vai ao seu consultório com queixa de sangramento vivo durante a evacuação e saída de um “nódulo” pelo ânus durante o ato de defecar e que não retorna espontaneamente para o interior do canal anal, sendo necessário para tanto a ajuda manual da paciente. Com estas informações, corroboradas pelo exame físico, você diagnosticou hemorroidas de:
Qual dos seguintes fatores NÃO está relacionado à gastrosquise?
Fenótipo hipermutável relacionado com a oncogênese em pacientes com síndrome de Lynch:
No 7º pós-operatório de gastrectomia subtotal com reconstrução em y de Roux, por neoplasia, um paciente de 54 anos apresentou dor abdominal difusa e taquicardia. Está em regular estado geral, tem frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e pressão arterial de 95 x 56 mmHg. O abdome é doloroso difusamente e o paciente tem dor à descompressão brusca. A ferida operatória tem hiperemia e saída de secreção biliosa. Conduta: