Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

No Brasil o isolamento de pneumococo resistente à penicilina na comunidade tem sido observado em algumas cidades. Isto implica em mudanças no tratamento das infecções pneumocócicas. Dentro deste contexto assinale a alternativa CORRETA:

A
Meningites causadas por pneumococos sensíveis à penicilina não respondem adequadamente a este antibiótico, devendo ser tratadas com ceftriaxona.
B
Infecções causadas por pneumococos com resistência intermediária a penicilina podem ser tratados com doses máximas de penicilina ou com ceftriaxona.
C
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina quando causam infecções respiratórias devem ser tratadas com ceftriaxona.
D
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina, causando meningite, devem ser tratados com teicoplanina + rifampicina.
E
As quinolonas (ciprofloxacino e levofloxacino) são alternativas para o tratamento de pneumonias e meningites por pneumococo resistente à penicilina.
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída.Sabendo que a extensão no cotovelo parece normal, mas que a supinação do antebraço está enfraquecida, qual a opção que indica o local do nervo lesionado?
Uma criança, após queda no parquinho do clube, fraturou o colo da fíbula, qual dos nervos, dentre as opções abaixo, corre o risco de ser cortado?
Menino, 4 anos, chega à emergência com relato de que há 24 horas passou a apresentar febre, dor abdominal, dor nos joelhos e nos tornozelos, além do surgimento de lesões de coloração violácea nos membros inferiores. Hemograma: Hb = 12,5 g/dl; Ht = 385; Leucócitos = 6500/mm³ (seg = 30%, eos = 4%, linf = 565 e mon = 10%) e Plaquetas = 250.000. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 23 anos procura atendimento por lesões cutâneas compatíveis com dermatite herpetiforme. Avaliação laboratorial evidenciou hemoglobina de 9 g/dL, VCM = 67 fL. Sem outros achados alterados. Dos exames abaixo, selecione o melhor teste inicial para a provável patologia deste paciente:
Compartilhar