Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

No Brasil o isolamento de pneumococo resistente à penicilina na comunidade tem sido observado em algumas cidades. Isto implica em mudanças no tratamento das infecções pneumocócicas. Dentro deste contexto assinale a alternativa CORRETA:

A
Meningites causadas por pneumococos sensíveis à penicilina não respondem adequadamente a este antibiótico, devendo ser tratadas com ceftriaxona.
B
Infecções causadas por pneumococos com resistência intermediária a penicilina podem ser tratados com doses máximas de penicilina ou com ceftriaxona.
C
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina quando causam infecções respiratórias devem ser tratadas com ceftriaxona.
D
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina, causando meningite, devem ser tratados com teicoplanina + rifampicina.
E
As quinolonas (ciprofloxacino e levofloxacino) são alternativas para o tratamento de pneumonias e meningites por pneumococo resistente à penicilina.
As vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde para maiores de sessenta anos são:
Homem, 72 anos de idade, com tensão arterial mantida em níveis de 175 X 80 mmHg, sem outras alterações, procura atendimento médico. O tratamento mais recomendado é:
Paciente alcoólatra, após vômitos intensos, apresenta hemorragia digestiva alta. A hipótese diagnóstica correta é:
Mulher de 32 anos, nulípara, residente em Magé é atendida no ambulatório, apresentando amenorreia e queixa de náuseas e vômitos incoercíveis. Ao exame físico a mesma se apresenta hipocorada +/4+, desidratada ++/4+, emagrecida FC 100 bpm. Devemos encontrar nos exames complementares:
Compartilhar