Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

No Brasil o isolamento de pneumococo resistente à penicilina na comunidade tem sido observado em algumas cidades. Isto implica em mudanças no tratamento das infecções pneumocócicas. Dentro deste contexto assinale a alternativa CORRETA:

A
Meningites causadas por pneumococos sensíveis à penicilina não respondem adequadamente a este antibiótico, devendo ser tratadas com ceftriaxona.
B
Infecções causadas por pneumococos com resistência intermediária a penicilina podem ser tratados com doses máximas de penicilina ou com ceftriaxona.
C
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina quando causam infecções respiratórias devem ser tratadas com ceftriaxona.
D
Pneumococos com resistência de alto grau à penicilina, causando meningite, devem ser tratados com teicoplanina + rifampicina.
E
As quinolonas (ciprofloxacino e levofloxacino) são alternativas para o tratamento de pneumonias e meningites por pneumococo resistente à penicilina.
A tríade clínica clássica dos pacientes com ruptura de aneurisma de aorta abdominal é constituída por:
Com relação às afecções oncológicas, julgue o item subsecutivo. O prognóstico de câncer de próstata em pacientes obesos é melhor que em pacientes com peso adequado.
Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é:
Compartilhar