No Brasil, os transtornos de ansiedade se encontram em primeiro lugar em prevalência entre os transtornos psiquiátricos. Na atividade clínica, a ansiedade é um sintoma bastante comum em cenários de atenção ambulatorial, hospitalar e em emergências. Ao clínico é necessário reconhecê-los e caracterizar a existência ou não de transtorno de ansiedade. Sobre este transtorno, é correto afirmar que:
A
os sintomas de ansiedade aumentam a atenção, a capacidade de concentração e evitam a fadiga com o trabalho.
B
os inibidores seletivos da recaptação da serotonina são a segunda escolha no tratamento dos transtornos de ansiedade crônicos.
C
a ansiedade caracteriza-se como um transtorno quando há reação desproporcional ao estímulo e prejuízo à vida social e profissional.
D
a acatisia é um sintoma de ansiedade decorrente da abstinência ao uso de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.
Outras questões
Uma pediatra está atendendo em um posto de saúde. Em qual das situações abaixo está contraindicado o uso de vacina com vírus vivo atenuado?
Uma mulher de 46 anos, casada, costureira, faz uso de diazepam (20 mg/dia), diariamente, há 15 anos. A medicação foi prescrita no início em unidades de emergência e desde então vem sendo utilizada pela paciente. A paciente não apresenta sinais e sintomas condizentes com transtornos de ansiedade, mas refere não conseguir dormir sem o uso da medicação. Ao consultar sua Médica de Família e Comunidade (MFC), ambas decidem pela retirada da medicação. Qual deve ser a proposta terapêutica?
A fratura de Colles
Considere o tratamento medicamentoso para cessação do tabagismo em um paciente com conhecida cardiopatia isquêmica. Assinale a opção correta.