Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

No Brasil, os transtornos de ansiedade se encontram em primeiro lugar em prevalência entre os transtornos psiquiátricos. Na atividade clínica, a ansiedade é um sintoma bastante comum em cenários de atenção ambulatorial, hospitalar e em emergências. Ao clínico é necessário reconhecê-los e caracterizar a existência ou não de transtorno de ansiedade. Sobre este transtorno, é correto afirmar que:

A
os sintomas de ansiedade aumentam a atenção, a capacidade de concentração e evitam a fadiga com o trabalho.
B
os inibidores seletivos da recaptação da serotonina são a segunda escolha no tratamento dos transtornos de ansiedade crônicos.
C
a ansiedade caracteriza-se como um transtorno quando há reação desproporcional ao estímulo e prejuízo à vida social e profissional.
D
a acatisia é um sintoma de ansiedade decorrente da abstinência ao uso de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.
Homem, 63a, queixa-se de dificuldade para iniciar a micção, jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, há 1 ano. Exame físico: toque retal da próstata = aumento de volume (aproximadamente 40 g), consistência fibroelástica, sem nódulos. A CONDUTA É:
Homem de 56 anos queixa-se de perda da acuidade e turvação visual. Foi examinado pelo oftalmologista que diagnosticou pan-uveíte. O exame físico não mostrou alterações e os resultados de exames sorológicos de sífilis são os seguintes: ELISA – positivo, VDRL = 1/128. Assinale o correto com respeito a esse caso.
Homem, 40 anos, portador de diabetes tipo 2 e dislipidemia mista, é encaminhado pelo endocrinologista para avaliação de risco cardiovascular. Ao exame físico, apresenta PA: 150x110 mmHg, FC: 58 bpm. Bulhas cardíacas regulares em 2 tempos sem sopros. Ausculta respiratória sem ruídos adventícios. Pulsos simétricos bilaterais. Qual o estágio da PA, segundo a V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial? Qual seu risco cardiovascular? Quais drogas anti-hipertensivas estariam indicadas para o tratamento?
Em relação à gestação molar, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar