A endocardite infecciosa é uma afecção predominantemente da terapêutica clínica. Em situações especiais, a cirurgia é realizada mesmo na vigência da infecção. Na fase aguda, o tratamento cirúrgico é indicado quando ocorre a presença de:
A
toxemia, insuficiência renal aguda com indicação de hemodiálise e abscessos esplênicos.
B
insuficiência respiratória com indicação de ventilação mecânica, micro-organismo desconhecido e abscessos cerebrais.
C
insuficiência cardíaca de difícil controle, embolias de repetição e abscesso anular.
D
quadro séptico, detecção de lesão valvar e de vegetação ao ecocardiograma.
Outras questões
Quanto aos aspectos cirúrgicos mais prevalentes na infância, assinale a alternativa correta.
Criança de 10 anos, sexo feminino, procura atendimento na UPA apresentando quadro de epistaxe moderada. História de 4 episódios nos últimos dois meses. Exame físico: Corada, sem sinais de fenômenos hemorrágicos em outros locais. Ao exame local irritação apresenta irritação da região anterior do septo nasal com pontos de sangramento visíveis. A conduta inicial a ser instituída deve ser:
O esôfago de Barret é confirmado histologicamente pela presença de:
Um paciente de 65 anos procura o pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há 3 dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data, com história de claudicação intermitente para cerca de 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Além disso, pulso femoral presente bilateralmente; poplíteo e distais ausentes, bilateralmente; diminuição da sensibilidade nos terços médio e distai de pé esquerdo; e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta: