Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

No centro cirúrgico, o paciente submetido à cirurgia hérnia inguinal com tela Marlex, foi monitorizada e submetida à raquianestesia e feita cefazolina no pré e no intraoperatório. Durante o procedimento cirúrgico, a pressão arterial variou entre 72x44 mm Hg e 136 x 71 mm Hg, a frequência cardíaca entre 68 e 123 bpm e a oximetria de pulso entre 93 e 97%. A cirurgia durou 255 minutos. A indicação de antibioticoterapia sistêmica realizada nesta paciente foi:

A
apropriada, para prevenir infecções por germes Gram negativos.
B
correta, como profilaxia de cirurgia com uso de prótese.
C
indevida, por se tratar de cirurgia limpa.
D
incorreta, pelo risco de infecção estafilocócica.
E
correta, pois em toda cirurgia para hérnia inguinal deve-se usar antibióticos.
Uma paciente de 40 anos, antecedente de uso de anticoncepcional oral, vem ao hospital com dor no hipocôndrio direito (HD). Uma TC de abdome revela um adenoma hepático de 5 cm no lobo D. O tratamento definitivo para essa lesão é:
Associe as doenças reumáticas (coluna da esquerda) aos casos clínicos com elas compatíveis (coluna da direita). 1- Artrite psoriásica; 2- Lúpus eritematoso sistêmico; 3- Osteoartrose; 4- Febre reumática; 5- Artrite reumatoide. ( ) Mulher de 35 anos com artrite nas articulações interfalangianas distais das mãos associada a onicodistrofia e “unha em dedal” (múltiplas depressões), dactilite (“dedo em salsicha”) no terceiro pododáctilo esquerdo e placas descamativas nos joelhos e cotovelos. ( ) Mulher de 29 anos com fotossensibilidade, artrite nos punhos, cotovelos e joelhos, alopecia, úlceras orais e proteinúria. ( ) Homem de 67 anos com dor no quadril direito, rigidez matinal de curta duração e rigidez protocinética. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Todas as afirmativas abaixo são incorretas, exceto:
As alterações da mucosa gastroduodenal que favorecem o surgimento de úlcera duodenal em pacientes com infecção por Helicobacter:
Compartilhar