Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

No choque séptico, as manifestações clínicas são o resultado de uma resposta excessiva do hospedeiro a agentes infecciosos, caracterizada pela produção de mediadores humorais pró-inflamatórios que incluem citocinas, sistema de complemento, coagulação e fibrinolítico. No perfil hemodinâmico do choque séptico, podemos encontrar:

A
débito cardíaco normal ou elevado; resistência vascular sistêmica diminuída.
B
débito cardíaco diminuído; resistência vascular sistêmica normal ou elevada.
C
débito cardíaco normal ou elevado; resistência vascular sistêmica elevada.
D
débito cardíaco elevado; resistência vascular sistêmica normal.
E
débito cardíaco diminuído; resistência vascular sistêmica diminuída.
Com mononucleose infecciosa, um adolescente de 15 anos permaneceu em repouso domiciliar e, ao final de duas semanas, estava afebril e sem erupção cutânea, mas ainda prostrado. No 16º dia de evolução, a febre recidivou, surgiu cefaleia e ele teve crises convulsivas tonico-clônicas generalizadas. Levado à UPA do bairro, lá chegou torporoso, com tetraparesia grau 3 e reflexo cutaneoplantar em extensão bilateralmente, sem sinais de irritação meníngea. A punção lombar mostrou proteínas = 62 mg/dl, leucócitos = 140 cel/µ (80% linfócitos). Uma ressonância magnética revelou acometimento bilateral de substância branca. Diante dessas evidências, deve ser imediatamente iniciado tratamento com:
Pré-escolar de quatro anos, do sexo masculino, é admitido no pronto-socorro em convulsão tonico-clônica generalizada, com duração total de 10 minutos, acompanhada de febre (39°C). Mãe relata tosse e coriza iniciadas nesse mesmo dia. O desenvolvimento psicomotor é adequado à idade cronológica. O exame neurológico, realizado com o paciente lúcido, é normal. A conduta correta neste momento, é:
Há 48 horas, pré-escolar de quatro anos apresenta febre alta, tosse produtiva, recusa alimentar e taquipneia. Apresenta infecção pelo HIV adquirido pela transmissão vertical e usa regularmente as medicações antirretrovirais. Ao exame, há diminuição do murmúrio vesicular e estertores crepitantes nos dois terços inferiores do hemitórax direito. A radiografia de tórax mostra condensação e derrame pleural pequeno. Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta recomendada é:
Você atendeu um paciente no consultório de uma USF e identificou que ele apresentava obesidade, macrocitose, hipertrigliceridemia e polineuropatia. O paciente referia que, algumas vezes cometera transgressões às leis de trânsito e que faltava com frequência ao trabalho. Além disso, alegava ingestão de 1-2 latas de cerveja diariamente em uso eventual de destilados 2-3 doses/semana. Com o objetivo de intervir preventivamente e identificar a presença de um padrão de bebedor excessivo, você deve:
Compartilhar