Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Nefrologia

No controle de pacientes diabéticos busca-se atingir níveis de hemoglobina glicada entre 6,0 e 7,0%. No entanto é importante conhecer as situações que geram erros de interpretação deste exame, tais como:

A
Hb A1c falsamente elevada: hipertrigliceridemia / Hb A1c falsamente baixa: uso crônico de aspirina
B
Hb A1c falsamente elevada: alcoolismo / Hb A1c falsamente baixa: aumento de bilirrubinas
C
Hb A1c falsamente elevada: gravidez / Hb A1c falsamente baixa: uso de vitamina C
D
Hb A1c falsamente elevada: uremia / Hb A1c falsamente baixa: anemia falciforme
E
Hb A1c falsamente elevada: deficiência de folato / Hb A1c falsamente baixa: uso crônico de opioides
Paciente do sexo masculino, 64 anos, raça negra, canhoto, 110kg, diabético e hipertenso, com perda progressiva da função renal. No momento possui clearence de creatinina de 15ml/min, mantendo-se este, em queda. Paciente possui todas as veias dos membros superiores pérveas e de bom calibre, assim como pulsos amplos e cheios ao exame físico dos membros superiores. A ecografia vascular confirmou tais informações. O acesso de eleição para confecção da fístula neste paciente é:
O sinal da “dupla bolha” na radiografia simples AP de abdome em ortostatismo é patognomônico de:
Habitualmente, qual das veias relacionadas a seguir, em seu trajeto rumo à veia cava inferior, cruza anteriormente a aorta abdominal, demarcando o limite superior da dissecação do colo aneurismático nos casos de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal.
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar