Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No cuidado pré-hospitalar das queimaduras é correto fazer:

A
Deixar a área queimada o mais exposta possível, para que reduza-se a temperatura do corpo e com isto se reduza a profundidade da queimadura.
B
Administrar narcótico via intramuscular, para reduzir as dores do paciente e possibilitar que ele fique mais tranquilo.
C
Pequenas doses de morfina endovenosa podem ser administradas após a avaliação completa do paciente e a determinação de sua segurança por um médico experiente.
D
Utilizar imediatamente um curativo úmido oclusivo em cima das áreas queimadas.
E
Dar grandes quantidades de líquido por via oral antes de chegar ao hospital, pois a perda hídrica no queimado é muito grande.
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa correta sobre essa condição.
Ao conversar com seus pais, um adolescente de quinze anos informa que já usou crack várias vezes nas últimas semanas, sempre com amigos da vizinhança. Considerando esse caso, assinale a afirmativa INCORRETA:
Homem, 40a, vítima de acidente automobilístico há 30 minutos, foi trazido pelo SAMU à unidade de emergência. Exame físico: descorado 3+/4+, consciente, Glasgow = 15, PA = 70 x 40 mmHg, FC = 140 bpm. Abdome: dor à palpação profunda, sem irritação peritoneal. Bacia: dor à mobilização, com sinal de instabilidade. Exames complementares: Hb = 6 mg/dl, tomografia computadorizada: hematoma retroperitoneal e disjunção do anel pélvico com fratura fechada da diáfise do fêmur esquerdo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide: FC = 150 bpm e PA = 65 x 35 mmHg. ALÉM DA REPOSIÇÃO VOLÊMICA, A CONDUTA É:
Paciente de 23 anos, sexo masculino, referindo entorse do joelho direito jogando futebol. Queixa-se de dor, edema e incapacidade de apoiar o pé direito no chão. Refere ter escutado um estalo na hora do entorse do joelho direito. Na punção da articulação do joelho encontramos hemartrose. Radiografias do joelho sem sinais de fratura. A principal hipótese diagnóstica é lesão do:
Compartilhar