Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

No diagnóstico de Insuficiência Renal Aguda de origem pré-renal, a fração de excreção de sódio tipicamente é:

A
<1%.
B
>1%.
C
>10%.
D
está entre 10% e 20%.
E
>20%.
Paciente de 20 anos, feminina, estudante, foi atendida na emergência, após ter sido encontrada sonolenta ao lado de três cartelas vazias de medicamento. Apresentou duas convulsões antes de chegar ao hospital. Ao exame, encontra-se comatosa com Glasgow 7, pupilas midriáticas e fotorreagentes, PA = 70/50 mmHg, frequência cardíaca = 58 bpm, pele quente e seca, hálito etílico e ruídos hidroaéreos abolidos à ausculta abdominal. O ECG mostra QRS alargado e prolongamento do PR. Procedida intubação orotraqueal, lavagem gástrica e administração de carvão ativado. Qual a medicação a ser administrada, considerando a provável classe de fármaco ingerida pela paciente?
Homem de 65 anos, portador de Insuficiência Renal Crônica em tratamento dialítico, é submetido à cirurgia eletiva para reparo de aneurisma de aorta abdominal. De acordo com o risco cirúrgico, a classificação ASA para esse paciente é:
Menina de 5 anos apresenta tumoração na linha média anterior do pescoço, que se move com a protrusão da língua e com a deglutição. O provável diagnóstico é:
A osteomielite hematogênica aguda se inicia geralmente na metáfise dos ossos longos, decorrente de bactérias vindas de um foco à distância, porque: I- As defesas orgânicas neste local são menores; II- O fluxo sanguíneo lento, através das dilatações vasculares, facilita a sua implantação; III- O tecido medular (osso) funciona como meio de cultura. Está(ão) correta(s):
Compartilhar