Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

No diagnóstico de uma paciente jovem, que se apresenta no serviço de emergência com dor abdominal, assinale a alternativa que indica a situação na qual o hemograma não pode contribuir.

A
Pode ser determinante no diagnóstico de colecistite.
B
Pode ser determinante no diagnóstico de prenhez tubárea rota.
C
Pode ser determinante no diagnóstico de anemia falciforme.
D
Pode ser determinante no diagnóstico de porfiria aguda intermitente.
E
Pode ser determinante no diagnóstico de doença inflamatória pélvica.
Paciente, 24 anos de idade, com história prévia de asma, sem crise desde os 14 anos, sofreu, há 2 horas, picada de abelha em braço esquerdo. Ao exame, apresenta-se com TA: 130 X 80 mmHg, PR: 100 bpm, frequência respiratória de 21 ipm. Ausculta cardiorrespiratória normal, com dor intensa em braço esquerdo, com sinais locais de flogose. Boa perfusão periférica. A conduta imediata é:
São medidas que podem reduzir as necessidades de terapia renal substitutiva, com exceção de:
O índice de massa corpórea, em Kg/m², de um adulto não atleta, considerado adequado pelos critérios da OMS, varia entre:
Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativo chamava atenção. Considerando-se o diagnóstico de trombose venosa profunda:
Compartilhar