Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

No diagnóstico diferencial entre a diarreia por rotavirus e por outras etiologias infecciosas, é correto afirmar que:

A
a faixa etária, a severidade dos sintomas e a evolução auto-limitada, confirmam a suspeita diagnóstica
B
a faixa etária, a presença de sangue nas fezes e a presença de convulsão febril, sugerem a hipótese diagnóstica de infecção por rotavirus
C
a evolução e a intensidade dos sintomas (febre, vômitos e diarreia) e a faixa etária abaixo dos vinte e quatro meses confirmam o diagnóstico
D
a investigação laboratorial específica não é útil em crianças com idade inferior a vinte e quatro meses
Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). Na enfermidade responsável pelas perdas fetais, também podemos encontrar:
Com relação ao abdome Agudo por oclusão vascular intestinal, assinale a alternativa correta:
Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta.
Homem de 40 anos encontra-se em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de pneumonia, choque séptico e íleo metabólico. Está em uso de noradrenalina 0,4 ?g/kg/min e antibioticoterapia e sob suporte ventilatório mecânico com FiO2 de 60%. Nas últimas 24 horas, apresentou 1,5 litro de drenagem de líquido de estase pela sonda nasogástrica. Apresenta abdome distendido com RHA ausente. Gasometria arterial: pH 7,40, bicarbonato 24 mEq/L e pressão parcial de gás carbônico (pCO2) 36 mmHg. Exames laboratoriais: sódio 135 mEq/L e cloro 80 mEq/L. Em relação aos distúrbios metabólicos, podemos afirmar que:
Compartilhar