Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

No diagnóstico diferencial entre a diarreia por rotavirus e por outras etiologias infecciosas, é correto afirmar que:

A
a faixa etária, a severidade dos sintomas e a evolução auto-limitada, confirmam a suspeita diagnóstica
B
a faixa etária, a presença de sangue nas fezes e a presença de convulsão febril, sugerem a hipótese diagnóstica de infecção por rotavirus
C
a evolução e a intensidade dos sintomas (febre, vômitos e diarreia) e a faixa etária abaixo dos vinte e quatro meses confirmam o diagnóstico
D
a investigação laboratorial específica não é útil em crianças com idade inferior a vinte e quatro meses
Homem com 23 anos de idade, refere entorse do joelho direito jogando futebol. Queixa-se de dor, edema e incapacidade de apoiar o pé direito no chão. Refere ter escutado um estalo na hora do entorse do joelho direito. Na punção dessa articulação, encontramos hemartrose. Radiografias do joelho sem sinais de fratura .Qual é a hipótese diagnóstica?
Um senhor de 65 anos foi submetido à retossigmoidectomia convencional eletiva, com anastomose colorretal, por neoplasia de reto. Não houve intercorrências na operação. O paciente é hipertenso, diabético e ex-tabagista. Teve infarto agudo do miocárdio há 8 meses, tendo sido feita angioplastia e colocação de stent. O paciente apresentou febre de 38,1°C no 4º dia pós-operatório. Provável causa da febre e conduta a ser adotada:
Paciente com ascite que apresenta gradiente entre as concentrações de albumina sérica e da albumina do líquido ascítico maior que 1,1 g/dl, é característico de:
Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
Compartilhar