Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Neurologia

Cirurgia Geral

No evento de crise convulsiva, por efeito tóxico dos anestésicos locais, o tratamento principal é a administração de:

A
tiopental
B
midazolan
C
succinilcolina
D
oxigênio
E
bicarbonato de sódio
Lucas tem quatro anos de idade e vem apresentando episódios repetidos de pneumonia, iniciados no final do primeiro ano de vida, que evidenciam sempre o mesmo padrão radiológico (infiltrado e condensações na base do pulmão direito), mesmo nos períodos assintomáticos. A principal hipótese diagnóstica é:
Uma mulher com 23 anos, obesa mórbida, é submetida à cirurgia bariátrica e no sexto dia pós-operatório apresenta taquicardia, febre e leucocitose. Refere dor abdominal em epigástrio e em ombro e nega outras queixas. Qual o principal diagnóstico a ser pesquisado, levando em consideração o tempo de pós-operatório?
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. Em casos semelhantes ao apresentado, geralmente é permitido ao paciente, durante o período perioperatório, continuar utilizando as medicações anti-hipertensivas.
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. Nesse paciente, o uso do anestésico inalatório halotano promove o aumento da pressão arterial, por provocar aumento da resistência vascular sistêmica.
Compartilhar