Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

No exame parcial de urina, num paciente com disfunção renal aguda, a presença de cilindros hemáticos pode significar:

A
Evidência de hemorragia vesical, como sinal de cistite infecciosa e hemorrágica.
B
Evidência de sangramento uretral, podendo significar cálculo renal em ureter.
C
Evidência de leucocitúria, podendo significar pielonefrite.
D
Evidência de proteinúria, podendo significar síndrome nefrótica.
E
Evidência de glomerulite, podendo ser sinal de insuficiência renal aguda.
Paciente de 26 anos, sexo masculino, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no pronto socorro, queixando-se de dor torácica. Segundo SAMU o volante do carro estava torto. Na radiografia simples anteroposterior de tórax em posição supina apresenta alargamento de mediastino. Assinale a alternativa que não pode estar relacionado ao Rx descrito:
Homem 25 anos, trabalhador braçal, vem aos seus cuidados médicos e relata ser portador de comportamento aberrante, o qual você diagnosticou como “parafílico”. Descreve o paciente, que quando em locais com grande concentração de pessoas ou veículos de transporte coletivo, sente prazer em atritar seus genitais contra o corpo de uma mulher, mesmo sem seu consentimento e ainda que lhe cause constrangimento. Relata ainda, que ao fazê-lo, ele fantasia um relacionamento exclusivo e carinhoso com a vítima. O enquadramento acima descrito é compatível com qual das parafilias abaixo citadas ?
Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot há um mês por sopro, em uso de propranolol. Trazido ao PS pela mãe pois ficou roxinho após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Chegou cianótico 3+/4+, agitado, chorando e foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. O sopro era sistólico, 3+/6+ em segundo espaço intercostal esquerdo em diamante e ejetivo, irradiando para ponta do coração. FR = 36 irpm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, estará CORRETA a seguinte afirmativa:
Com relação às patologias cirúrgicas da parede abdominal em pediatria, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar