Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

No idoso, a ocorrência de retenção urinária, hipotensão postural, sintomas extrapiramidais e claudicação intermitente podem estar relacionados ao uso, respectivamente, de:

A
Hidantoina, digoxina, neurolépticos e teofilina.
B
Atropina, L- dopa, cinarizina e betabloqueador.
C
Corticoide, cimetidina, anti-inflamatório não hormonal e tilopidina.
D
Amiodarona, omeprazol, benzodiazepínicos e warfarina.
E
Alfa-bloqueador, aminoglicosídeos, escopolamina e cilostazol.
Lena, 47 anos, faz tratamento médico para depressão há mais de 7 anos. Já fez uso de vários tipos de antidepressivos, com resposta moderada. Atualmente, seu médico prescreveu um inibidor irreversível da MAO (Monoaminoxidase), chamado tranilcipromina. Qual das drogas abaixo poderá ser usada concomitantemente com a tranilcipromina, no caso de indicação médica precisa?
A obstrução e a secreção nasais, acompanhadas de tosse diuturna, que permanecem por 10 dias, fazem pensar, em especial quando precedidas de infecção de vias aéreas superiores, no seguinte diagnóstico:
Entre as afirmações abaixo: I. A não drenagem do líquido pleural infectado, em casos de pneumonias e empiemas, geralmente não interfere na eficácia de uma antibioticoterapia corretamente indicada. II. É imprescindível a remoção de dispositivo intravascular em casos de bacteriemia por Staphylococcus aureus em pacientes febrís e com hemocultura positiva. III. As complicações respiratórias do sarampo devem sempre ser tratadas com antimicrobianos, sendo recomendada a penicilina em dose única de 1.200.000 unidades. IV. O uso clínico de combinações de agentes antimicrobianos pode ser justificado para prevenir o aparecimento de resistência bacteriana. V. A meningite por Neisseria meningitidis em indivíduos que tiveram estreito contato com um caso, pode ser prevenida com o uso de rifampicina.
Quanto ao tabagismo é correto afirmar:
Compartilhar