Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

No início da gravidez, frequentemente detectam-se os seguintes sinais: amolecimento do istmo, preenchimento dos fundos de saco vaginais, assimetria uterina e lanugem facial. Pela ordem, o nome desses sinais é:

A
Hegar, Osiander, Noble-Budin e Halban.
B
Hegar, Piscaschek, Osiander e Halban.
C
Osiander, Hegar, Noble-Budin e Halban.
D
Hegar, Noble-Budin, Piscaschek e Halban.
E
Halban, Noble-Budin, Osiander e Piscaschek.
No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?
Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Qual dos grupos de antibióticos abaixo é considerado de primeira escolha para o tratamento da infecção pela Bordetella pertussis?
Compartilhar