Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

No início da gravidez, frequentemente detectam-se os seguintes sinais: amolecimento do istmo, preenchimento dos fundos de saco vaginais, assimetria uterina e lanugem facial. Pela ordem, o nome desses sinais é:

A
Hegar, Osiander, Noble-Budin e Halban.
B
Hegar, Piscaschek, Osiander e Halban.
C
Osiander, Hegar, Noble-Budin e Halban.
D
Hegar, Noble-Budin, Piscaschek e Halban.
E
Halban, Noble-Budin, Osiander e Piscaschek.
No tratamento inicial da hiperpotassemia, após a realização da glícoinsulinoterapia, deve-se administrar a seguinte solução:
Um recém-nascido, pesando 4,5 kg na sala de parto, nascido de parto transvaginal, apresenta um reflexo de Moro assimétrico. Esse achado é compatível com:
Paciente de 44 anos, sexo masculino, apresenta dor na região anal há 3 dias, além de tumoração local e febre não aferida. Nega vazamento de secreção purulenta ou sangramento local. Hábito intestinal diário, sem alterações. Ao exame físico, observa-se turnoração na borda anal de aproximadamente 3 cm de diâmetro, endurecida, com aumento de temperatura e hiperemia. O toque retal é doloroso, mas sem outras alterações. A conduta adequada é:
Um homem com 70 anos de idade, hipertenso, foi atendido em uma Unidade de Emergência com quadro de bexigoma e infecção urinária, quando foi feita a passagem de sonda vesical de demora e iniciada antibioticoterapia. Após remissão completa do quadro infeccioso, o paciente foi internado no serviço de urologia de um hospital universitário para realização de ressecção transuretral de próstata. Ao ser submetido à avaliação pré-anestésica, informa, na anamnese, ser portador de marca-passo cardíaco, mas não sabe identificar o modelo e nem possui o cartão de usuário de marca-passo. O paciente informa ainda fazer uso regular de ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Com base nessas informações, qual deve ser a conduta subsequente da equipe médica assistente, anestesista e cirurgião, tendo em vista a realização de uma cirurgia segura?
Compartilhar