Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca das situações clínicas encontradas em ambulatório e emergência pediátricos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 2 anos de idade, previamente saudável, apresentou dispneia e sibilância súbitas após crise de tosse ao acordar pela manhã. Uma radiografia do tórax mostrou atelectasia do lobo superior direito. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de aspiração de corpo estranho e a criança deve ser submetida à broncoscopia como medida para confirmar o diagnóstico e proceder à terapêutica.

A
CERTO
B
ERRADO
Os tumores carcinoides do tubo digestivo estão localizados mais frequentemente na seguinte região:
Qual das situações abaixo pode indicar mau prognóstico em uma criança com glomerulonefrite difusa aguda (GND) no 4° mês de evolução?
Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida de altura do fundo uterino foi de 24 cm os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem betagonadotrofina coriônica foi de 300.000UI/ml. A causa provável do sangramento é:
Sobre as glomerulonefrites na infância, é CORRETO afirmar:
Compartilhar