Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca das situações clínicas encontradas em ambulatório e emergência pediátricos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 2 anos de idade, previamente saudável, apresentou dispneia e sibilância súbitas após crise de tosse ao acordar pela manhã. Uma radiografia do tórax mostrou atelectasia do lobo superior direito. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de aspiração de corpo estranho e a criança deve ser submetida à broncoscopia como medida para confirmar o diagnóstico e proceder à terapêutica.

A
CERTO
B
ERRADO
Um menino de 4 meses de vida é internado em enfermaria de pediatria com diagnóstico de bronquiolite. Para evitar a transmissão da doença no ambiente hospitalar, é correto:
Uma senhora de 60 anos está em pré-operatório para colecistectomia videolaparoscópica. Nega tomar medicamentos, exceto produtos fitoterápicos, cujo nome não lembra. Produtos naturais que deverão ser suspensos antes da cirurgia, devido ao potencial de aumentarem o risco de sangramento:
Na criança, a parada cardiorrespiratória é geralmente de origem:
Um trabalhador de cozinha é ferido em explosão de caldeira. Tem 18% do total de sua superfície corpórea com queimadura de segundo e terceiro graus. Sabendo-se que a vítima pesa 89 kg, usando o método de Parkland (Baxter) para cálculo da reposição hídrica, é correto dizer que a velocidade de administração intravenosa de cristaloides, em ml/hora, após duas, dez e dezoito horas, deve ser aproximadamente de:
Compartilhar