Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca das situações clínicas encontradas em ambulatório e emergência pediátricos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 2 anos de idade, previamente saudável, apresentou dispneia e sibilância súbitas após crise de tosse ao acordar pela manhã. Uma radiografia do tórax mostrou atelectasia do lobo superior direito. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de aspiração de corpo estranho e a criança deve ser submetida à broncoscopia como medida para confirmar o diagnóstico e proceder à terapêutica.

A
CERTO
B
ERRADO
Hematoma retroperitoneal na zona II está associado MAIS PROVAVELMENTE a:
Considere a causa primária mais frequente e o distúrbio do ritmo mais comum da parada cardiorrespiratória em crianças e, a seguir, assinale a resposta correta.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído em 2001, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, prevê a detecção precoce das seguintes doenças congênitas:
Em qual dos seguintes locais NÃO deve ser utilizada infiltração de anestésico local com vasoconstritor para a sutura de um ferimento cortocontuso?
Compartilhar