Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. A radiografia do tórax de um paciente apresentou infiltrado reticulogranular difuso sem broncograma aéreo e silhueta cardíaca de limites imprecisos. Nessa situação, podem ser admitidos os seguintes diagnósticos clínicos: pneumonia bacteriana por Streptococcus agalactie, doença da membrana hialina e hemorragia pulmonar.

A
CERTO
B
ERRADO
Prematuro, idade gestacional 30 semanas, nascido de parto cesária (bolsa rota, 24h ) foi tratado durante 10 dias para sepse precoce confirmada com ampicilina e gentamicina, através de cateter umbilical, que foi mantido durante sete dias. Está em uso de ventilação mecânica desde o nascimento e nutrição parenteral parcial há 15 dias. No 17º dia de vida, apresenta sinais clínicos de sepse tardia, com enterocolite nocresante. Selecione a opção que identifica CORRETAMENTE fatores para sepse tardia:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi vítima de queimadura por fogo, durante incêndio no local onde trabalhava. Ao dar entrada no pronto-socorro, algum minuto depois apresentava inúmeras lesões exsudativas, eritematosas e muito dolorosas e várias flictenas, distribuídas na cabeça e no pescoço, em toda a parte anterior do tronco e no membro superior direito. Em relação ao caso acima podemos afirmar, EXCETO:
Um recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta aos cinco minutos de vida, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, respiração irregular, acrocianose, somente movimentos de extremidades e alguma expressão facial durante a aspiração com sonda. Após realizar as manobras de reanimação neonatal, o paciente pesou 2300 gramas e encontra-se taquipneico, gemente, com batimento de asa de nariz e tiragem subcostal. Assinale a alternativa CORRETA em relação às manobras de reanimação e distúrbios respiratórios do período neonatal:
Entre as infecções intercorrentes do ciclo grávido puerperal, a sífilis é uma doença que acomete mãe e o feto, podendo determinar nestes sérios problemas, motivo pelo qual deve ser rastreada durante o pré-natal. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado:
Compartilhar