Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma gestante apresentou, nos dois primeiros trimestres gestacionais, sorologias para toxoplasmose IgM positivo. A reação de polimerase de cadeia (PCR) para toxoplasmose do líquido amniótico foi negativa no segundo trimestre gestacional. A gestante foi tratada com espiramicina até o final da gestação. O recém-nascido era assintomático. Nessa situação, o pediatra neonatal deve dispensar investigação diagnóstica e considerar o neonato como livre da infecção.

A
CERTO
B
ERRADO
Paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática (Child B) foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia Geral para tratamento de uma hérnia umbilical, que no momento lhe está causando dor. Este paciente faz uso de espironolactona 25mg/dia para o tratamento de ascite. Ao exame notamos um anel herniário de cerca de 4cm, com um conteúdo encarcerado e uma pequena úlcera na pele. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada para o caso?
Em relação ao tratamento de Hemorragia Digestiva Alta, é correto afirmar:
Que complicação pode ocorrer no tratamento com cumarínico?
Considere uma paciente de 55 anos, mulher, 5 anos após IAM, com HAS e DM tipo II com sintomas importantes de DRGE. O tratamento clínico não teve sucesso adequado. Seu IMC é de 55. EDA realizada mostra esofagite severa com biópsia múltipla, mostrando alterações inlamatórias sem neoplasia. O melhor tratamento é:
Compartilhar