Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma gestante apresentou, nos dois primeiros trimestres gestacionais, sorologias para toxoplasmose IgM positivo. A reação de polimerase de cadeia (PCR) para toxoplasmose do líquido amniótico foi negativa no segundo trimestre gestacional. A gestante foi tratada com espiramicina até o final da gestação. O recém-nascido era assintomático. Nessa situação, o pediatra neonatal deve dispensar investigação diagnóstica e considerar o neonato como livre da infecção.

A
CERTO
B
ERRADO
Uma mulher com 23 anos, obesa mórbida, é submetida à cirurgia bariátrica e no sexto dia pós-operatório apresenta taquicardia, febre e leucocitose. Refere dor abdominal em epigástrio e em ombro e nega outras queixas. Qual o principal diagnóstico a ser pesquisado, levando em consideração o tempo de pós-operatório?
Menino, 11a, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH) em uso deste medicamento há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O quadro de Delirium, no idoso, deve ser tratado farmacologicamente com:
O cisto pilonidal é uma das patologias mais comum em homens hirsutos. Cisto esse que tem origem na região pré-sacral, no sulco interglúteo, sendo causa de processos infecciosos recorrentes na região, com drenagem de secreção purulenta espontânea e formação de um ou mais trajetos fistulosos. Essa doença ficou conhecida e foi descrita na segunda guerra mundial como:
Compartilhar