Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança nasceu em apneia e envolta em mecônio espesso. Nessa situação, o procedimento correto dos passos iniciais da assistência neonatal consiste em posicionar o neonato sob calor radiante e aspirar as via aéreas inferiores com um tubo orotraqueal.

A
CERTO
B
ERRADO
Adolescente de 13 anos foi trazido à consulta em razão do seu comportamento. Segundo o relato dos pais, o filho não participava mais das atividades familiares como costumava fazer, permanecia muito tempo em seu quarto e se mostrava muito reservado e lacônico com os membros da família. Embora não tenha havido qualquer modificação no rendimento escolar, o menino pouco se envolvia com os estudos, fazendo apenas o mínimo necessário. A mãe referiu que o filho somente parecia feliz quando estava com os amigos. Durante a consulta, o paciente permaneceu calado, com a cabeça baixa e, quando perguntado se concordava com os questionamentos dos pais, respondeu que não achava que tivesse algum problema e não sabia por que tinha sido trazido ao médico. Diante desta situação, qual a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta mais adequada?
Na condução terapêutica do melanoma cutâneo, são indicações de pesquisa do linfonodo sentinela, exceto:
Qual dos seguintes casos teria indicação de valvotomia mitral por balão?
Seu colega de plantão está na dúvida sobre a conduta em um quadro de dor testicular direita de início há 6 horas. Relatou a você que está em dúvida sobre dois aspectos do exame físico, em decúbito dorsal, o paciente refere melhora da dor quando se eleva a bolsa escrotal e que à palpação testicular não há horizontalização com epidídimo na face anterior do testículo. Qual o provável diagnóstico e uma boa escolha terapêutica?
Compartilhar