Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Hematologia

No manejo dos sintomas de dor num paciente masculino, de 71 anos, com angina estável crônica, é correto afirmar:

A
Pacientes que usaram sindenafil não devem fazer uso de nitratos por 24 horas.
B
Pacientes com DPOC, devido ao broncoespasmo, toleram mal o uso de betabloqueadores.
C
A combinação de betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio traz pouco benefício adicional.
D
Clopidogrel e ticlopidina são igualmente efetivos em reduzir futuros eventos cardiovasculares.
E
Pacientes com disfunção sistólica do ventrículo esquerdo não devem receber bloqueadores dos canais de cálcio devido ao efeito inotrópico negativo.
Homem de 48 anos de idade, vítima de atropelamento por veículo de carga foi devidamente removido e, ao chegar ao centro hospitalar, observa-se esmagamento de membros inferiores. Paciente está consciente, pontuação na escala de coma de Glasgow = 12; respiração espontânea, frequência respiratória = 22 movimentos/min; cateter nasal de O2 com 2 L/min, saturação não invasiva de O2 = 94 mmHg; frequência cardíaca = 102 batimentos/minuto, pressão arterial = 100 X 70 mmHg, equimose na face lateral esquerda do tórax, com crepitação na projeção do 8º e 9º arcos costais à palpação local. Sem exteriorização de sangramento. Realizados os procedimentos necessários para estabilização do paciente e colhidos rapidamente os exames subsidiários. Alguns minutos depois o técnico do laboratório telefona para a sala de admissão, preocupado com os resultados dos exames laboratoriais, devido a:
Paciente de 25 anos de idade com febre e dor intensa no baixo ventre. Ao toque bimanual, refere dor à mobilização do colo uterino. Palpa-se massa anexial E. Os exames complementares revelam: Hb = 13 g, Hematócrito = 38%, Leucócitos = 15.600/mL (12% bastonetes, 60% segmentados, 1% eosinófilos, 18% linfócitos) VHS = 50 e proteína C reativa = 32 mg/dL. A ultrassonografia transvaginal mostra imagem cística anexial de conteúdo espesso, medindo 4 cm de diâmetro. A conduta imediata é:
Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.
Compartilhar