Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

No paciente com acalasia do cárdia existe a indicação de esofagectomia nos seguintes casos:

A
Paciente com exame radiológico que mostra megaesôfago grau II
B
Durante miomectomia ou miectomia ocorrendo abertura da mucosa esofágica
C
Se persiste queixa de odinofagia após tratamento cirúrgico conservador
D
Displasia de alto grau na biópsia do cárdia
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Na atualidade, está bem estabelecido que diversos tipos de cânceres representam síndromes de câncer familiar, a maior parte herdada de modo autossômico dominante e com penetrância variável. Acerca dos cânceres que apresentam essas características, assinale a alternativa correta.
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Sobre o rastreamento do câncer colorretal, considere as assertivas abaixo: I - O diagnóstico de pólipo benigno à sigmoidoscopia indica que se deve realizar avaliação do cólon por inteiro por meio de colonoscopia. II - O exame de sangue oculto nas fezes feito em amostras reidratadas apresenta taxas de falsa positividade suficientes para tornar sem utilidade o teste. III - O tipo histológico de um adenoma encontrado à colonoscopia de rastreamento determina o intervalo para a realização do próximo exame. Quais são corretas?
Paulinho, 15 meses, portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, apresentou, há uma semana, pneumonia por Pneumocystis e candidíase de esôfago. Na ocasião, sua contagem de LT-CD4 era de 200 células por mm3 (milímetros cúbicos). Se Paulinho fosse realizar as próximas vacinas em um curto período de tempo, provavelmente sua pediatra indicaria:
Compartilhar