No paciente com acalasia do cárdia existe a indicação de esofagectomia nos seguintes casos:
A
Paciente com exame radiológico que mostra megaesôfago grau II
B
Durante miomectomia ou miectomia ocorrendo abertura da mucosa esofágica
C
Se persiste queixa de odinofagia após tratamento cirúrgico conservador
D
Displasia de alto grau na biópsia do cárdia
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Outras questões
Criança de 10 meses apresenta febre há 24 horas. Ao chegar ao pronto atendimento, a Tax é 37,8°C, com leve hiperemia da orofaringe, sem sinais de irritação no SNC, com demais dados do exame físico normais. A seguir, apresenta, logo após aumento rápido da temperatura para 38,8°C, crise convulsiva tônico-clônica generalizada, com duração de 4 minutos. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O risco de recorrência de crises convulsivas é maior devido à idade desta criança. II. A história familiar positiva para este tipo de crise reforça a hipótese diagnóstica. III. Nesta idade acontece o pico de ocorrência do 1º episódio deste tipo de crise. Qual é a alternativa CORRETA?
Paciente do sexo masculino, com 72 anos, dá entrada no PS com quadro de dor abdominal hipogástrica progressiva acompanhada de polaciúria. Não refere quadro semelhante pregresso. Ao exame fácies dolorosa, P.A.: 160/100 mmHg, F.C.: 100 bpm, afebril e massa palpável no hipogástrio. Estabeleça a conduta na urgência.
Em relação à possibilidade de doença do tecido conectivo, marque a alternativa CORRETA:
Indivíduo com genitália ambígua, apresenta hérnia inguinal com palpação de tumoração fibroelástica, móvel, junto ao anel herniário. É mais provável tratar-se de: