Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

No planejamento do fechamento de uma ferida resultante de um trauma em um paciente que se apresenta no Pronto-Socorro é incorreto:

A
A escada reconstrutora inicia-se pelo fechamento linear, passando-se ao enxerto cutâneo, retalho cutâneo, retalhos miocutâneos e, por fim, chegando-se aos retalhos microcirúrgicos.
B
O desbridamento da ferida é um passo importante e implica na remoção dos tecidos desvitalizados e contaminados , preservando-se os nervos, vasos sanguineos, tendões e ossos.
C
Se a ferida estiver infectada como numa fasceíte necrotizante, podem ser necessários desbridamentos extensos e repetidos.
D
Após um desbridamento deve-se realizar curativo com a intenção de fechar a ferida e mantê-la o mais seca possível.
E
As feridas suspeitas de contaminação bacteriana podem ser analisadas utilizando-se a bacteriologia quantitativa e se beneficiam de uma irrigação por lavagem a jato com soro fisiológico.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. O aumento da PVC durante o ato inspiratório observado no exame clínico representa o sinal de Kussmaul.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. A prova tuberculínica (PPD) não deve ser realizada em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), devido ao elevado índice de complicações decorrentes desse teste nesse grupo de pessoas.
Dentre as condições abaixo, o distúrbio mieloproliferativo mais comumente associado à leucopenia é:
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda de crianças que incide principalmente durante o inverno e a primavera. Na definição do tratamento, é importante afirmar que:
Compartilhar