Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

No planejamento do fechamento de uma ferida resultante de um trauma em um paciente que se apresenta no Pronto-Socorro é incorreto:

A
A escada reconstrutora inicia-se pelo fechamento linear, passando-se ao enxerto cutâneo, retalho cutâneo, retalhos miocutâneos e, por fim, chegando-se aos retalhos microcirúrgicos.
B
O desbridamento da ferida é um passo importante e implica na remoção dos tecidos desvitalizados e contaminados , preservando-se os nervos, vasos sanguineos, tendões e ossos.
C
Se a ferida estiver infectada como numa fasceíte necrotizante, podem ser necessários desbridamentos extensos e repetidos.
D
Após um desbridamento deve-se realizar curativo com a intenção de fechar a ferida e mantê-la o mais seca possível.
E
As feridas suspeitas de contaminação bacteriana podem ser analisadas utilizando-se a bacteriologia quantitativa e se beneficiam de uma irrigação por lavagem a jato com soro fisiológico.
Fármacos do grupo dos benzodiazepínicos e fenotiazínicos melhoram os sintomas comportamentais nos pacientes com quadros demenciais, porém possuem como efeitos colaterais:
Lactente de oito meses de idade, que pesava, ao nascer, 3000 g e, atualmente, pesa 8000 g, iniciou, há 20 dias, quadro de febre alta, vômitos e fezes líquidas, algumas vezes com raias de sangue. Atualmente ele mantém diarreia líquida, associada a distensão abdominal, flatulência excessiva e assadura periana. O diagnóstico provável é diarreia:
Um recém-nascido com 25 dias de vida foi levado ao pediatra porque sua mãe notou que ele estava amarelinho. Ao exame, o bebê estava ictérico 3+/4, hidratado, eupneico, pesando 2400 g. Ele nasceu de parto vaginal, após 38 semanas de gestação, pesando 2320 g, e com Apgar 6/8. Com relação a esse caso, o pediatra deve considerar que:
Adolescente de 17 anos há 5 dias iniciou febre, odinofagia e fadiga. O exame físico revela tonsilite exsudativa com aumento e sensibilidade bilateral dos linfonodos cervicais posteriores. O baço é palpável a 3 cm abaixo do rebordo costal. O agente etiológico mais provável da doença deste paciente é:
Compartilhar