Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

No plantão, apresenta-se um homem de 70 anos com queixas de polaciúria, hesitação, gotejamento terminal, com exames que confirmam perda acentuada da função renal: Ureia de 290 mg/dl; creatinina de 12 mg/dl; exame de urina evidenciando discreta leucocitúria e baixa densidade; gasometria mostrando acidose metabólica, hemograma evidenciando anemia normo-normo, níveis de potássio elevados diagnosticando falência renal. O próximo exame a ser solicitado para tentar avaliar etiologia da insuficiência renal para instituir o tratamento correto é:

A
urografia excretora.
B
ultrassonografia de rins e vias urinárias.
C
ressonância magnética de rins e vias urinárias com gadolíneo.
D
biópsia renal.
E
tomografia de rins e vias urinárias com contraste.
Diante de uma gestante que fez somente 2 consultas de pré-natal no primeiro trimestre da gestação e não havendo registro de qualquer tratamento realizado em suas anotações, considere as seguintes assertivas em relação ao recém-nascido: I- Se o VDRL materno, no momento do parto, for maior que 1:16, deve-se solicitar VDRL, FTA-ABs IgG e IgM, e análise do liquor, hemograma, RX de ossos longos, iniciando imediatamente o tratamento para sífilis congênita. II- Se o teste rápido para HIV for negativo, não se deve permitir a amamentação ao seio imediatamente após o nascimento. III- Se HBsAg for negativo, deve-se vacinar contra hepatite B e aplicar imunoglobulina da hepatite B em sítios musculares diferentes. Marque a alternativa correta.
Uma crise convulsiva ocorrida em vigência de febre justifica uma investigação mais pormenorizada quando tem por característica:
<p>A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal; 2. Os sintomas neurológicos da doença de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina; 3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal; 4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. Assinale a alternativa CORRETA. </p>
Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:
Compartilhar