Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

No plantão, apresenta-se um homem de 70 anos com queixas de polaciúria, hesitação, gotejamento terminal, com exames que confirmam perda acentuada da função renal: Ureia de 290 mg/dl; creatinina de 12 mg/dl; exame de urina evidenciando discreta leucocitúria e baixa densidade; gasometria mostrando acidose metabólica, hemograma evidenciando anemia normo-normo, níveis de potássio elevados diagnosticando falência renal. O próximo exame a ser solicitado para tentar avaliar etiologia da insuficiência renal para instituir o tratamento correto é:

A
urografia excretora.
B
ultrassonografia de rins e vias urinárias.
C
ressonância magnética de rins e vias urinárias com gadolíneo.
D
biópsia renal.
E
tomografia de rins e vias urinárias com contraste.
Paciente masculino jovem, com agitação psicomotora, agressividade e alucinações auditivas e visuais. Queixa-se também de fraqueza muscular difusa. Ao exame: temperatura de 38°C; FC = 120 bpm; PA = 150 x 100 mmHg. A urina tem coloração de chá escuro, o EAS revela proteinúria sem hematúria. A pesquisa de cocaína na urina é positiva. O diagnóstico mais provável para o quadro clínico é:
É um sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em um bebê com 2 meses de vida:
Paciente de 56 anos, diabético, apresenta dor lombar de forte intensidade à direita, em cólica, há três dias, associada à disúria e polaciúria. Há um dia refere astenia e calafrios. Em tomografia identificou-se cálculo de 0,4 cm em ureter médio/distal direito, determinando moderada dilatação ureteropielocalicial a montante. No atendimento inicial PA = 90/60 mmHg, FC = 100 bpm e a temperatura axilar = 38,1°C. Qual a melhor opção terapêutica?
As metástases de rabdomiossarcomas ocorrem mais comumente para:
Compartilhar