Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

No plantão, apresenta-se um homem de 70 anos com queixas de polaciúria, hesitação, gotejamento terminal, com exames que confirmam perda acentuada da função renal: Ureia de 290 mg/dl; creatinina de 12 mg/dl; exame de urina evidenciando discreta leucocitúria e baixa densidade; gasometria mostrando acidose metabólica, hemograma evidenciando anemia normo-normo, níveis de potássio elevados diagnosticando falência renal. O próximo exame a ser solicitado para tentar avaliar etiologia da insuficiência renal para instituir o tratamento correto é:

A
urografia excretora.
B
ultrassonografia de rins e vias urinárias.
C
ressonância magnética de rins e vias urinárias com gadolíneo.
D
biópsia renal.
E
tomografia de rins e vias urinárias com contraste.
Após a ocorrência de um acidente de trânsito, o socorrista informa ao médico de plantão que o paciente apresenta tórax instável. A disfunção pulmonar pós-traumática, decorrente da situação relatada, decorre de:
Para a prevenção de hemorragia digestiva alta, em pacientes graves internados com impossibilidade de alimentação oral ou enteral, considerando custo-benefício, a melhor alternativa é:
A infecção microbiana da superfície endotelial do coração resulta em síndrome da endocardite infecciosa. Com muita frequência, nos usuários de drogas injetáveis, a valva tricúspide é acometida. Nesta situação, qual o agente infeccioso mais comumente isolado?
Assinale a alternativa que contém apenas condições clínicas classificadas como Síndromes de Amplificação Dolorosa.
Compartilhar