Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No plantão da emergência, trazida pela equipe do Corpo de Bombeiros, chega uma criança de um ano e meio com fratura do fêmur. Na história você identifica que ela caiu da janela do quarto andar do prédio onde mora, tendo a queda amortecida pela fralda descartável que ficou presa em grampos do muro. Dada a ausência de familiares no domicílio, considerando os tipos de maus-tratos, você supõe se tratar de um caso de:

A
imperícia.
B
negligência.
C
abuso sexual.
D
Munchausen por procuração.
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 horas e doença diverticular. Exame físico: T.ax 36,5°C, PA 90 x 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28 irpm. Exames laboratoriais iniciais: hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm3, creatinina 1,6 mg/dL, ureia 78 mg/dL, K 4,9 mEq/l, Na 140 mEq/l. A conduta, após estabilização hemodinâmica, é:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Óbito precoce em ferimento por arma de fogo por projeteis de alta velocidade, se deve a embolia gasosa, esse fato se deve a:
Considere as assertivas abaixo em relação aos Aneurismas da Aorta Abdominal (AAA). I- O AAA em mulheres ocorre em idade mais avançada e tende a romper mais tardiamente quando comparado com o AAA em homens. II- Familiares de primeiro grau de pacientes com AAA apresentam risco mais elevado do que a população geral. III- O aumento da prevalência de AAA nas últimas décadas não pode ser explicado exclusivamente pelo avanço dos métodos de diagnóstico por imagem, podendo estar relacionado a fatores epidemiológicos. Quais são corretas?
Compartilhar