Questões na prática

Cirurgia

No pronto-socorro: garoto de 14 anos com forte dor latejante, massa palpável na região sacral e dificuldade para sentar. Com estas informações, qual seria o diagnóstico mais provável? Assinale a correta.

Januário tem 58 anos, trabalha na construção civil como ajudante de obra e há 2 meses, após esforço físico importante, notou aparecimento de abaulamento doloroso em região inguinal direita que diminuía de tamanho com repouso. Nega queixas urinárias associadas e informa ser fumante de 1 maço de cigarro/dia há 15 anos. Ao exame clínico a altura é 165 cm e o peso é 98 Kg. Para determinar se a hérnia de Januário é direta ou indireta, a(s) estrutura(s) anatômica(s) que deve(m) ser avaliada(s) é(são):
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
A metaplasia mieloide pode ser encontrada nas condições abaixo descritas, exceto:
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingido por um fragmento de madeira. Ao exame físico, olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A conduta antes da avaliação do especialista é:
Compartilhar