Questões na prática

Cirurgia

No pronto-socorro: homem de 20 anos, pedreiro, vítima de queda (aproximadamente 8 metros de altura) é trazido pelo samu imobilizado/colar cervical, segundo o APH no primeiro atendimento estava inconsciente e respirando com saturação inicial de 98% com asculta normal. Na ambulância, recuperou a consciência e apresentou tosse com piora clara da saturação (85%), dispneia intensa, angústia e hipotensão. Na asculta pulmonar: diminuição do murmúrio vesicular à esquerda e timpanismo. Em iminênica de parada respiratória foi entubado. Com estas informações, qual é o diagnóstico mais provável?

Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Um menino de 14 anos, com vacinações completas, queixa-se de febre e rigidez de nuca há dois dias. Queixa-se também de dor de garganta e não consegue ingerir nada há um dia, devido à dor. Ao exame físico, ele está alerta e orientado, mas tem rigidez de nuca e preenchimento da linha média na orofaringe posterior. Ele está salivando para evitar a dor associada à deglutição. O próximo passo no manejo desse paciente é:
Com relação ao tratamento da artrite reumatoide, é correto afirmar que:
Paciente com história de acidente automobilístico, politraumatizado, dá entrada no pronto-socorro onde você é o(a) médico(a) responsável, trazido pela unidade básica de resgate, sendo relatada pelos socorristas a suspeita de pneumotórax hipertensivo à direita e choque circulatório. A sua conduta inicial neste caso será:
Compartilhar