Questões na prática

Cirurgia

No pronto-socorro: indivíduo do sexo masculino, 56 anos, referindo forte dor abdominal de início súbito, acometendo o epigástrio com irradiação para o dorso, gemente, sudoreico e em posição antálgica (posição fetal). Com estas informações, assinale a causa mais provável.

Paciente masculino, 23 anos, trabalhador braçal refere dor em região inguinal direita e abaulamento até região escrotal aos esforços. Considerando a classificação de Nyhus a hérnia deste paciente seria do tipo.
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana. Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Escolar de 10 anos, diabético tipo 1, insulinodependente , é levado ao ambulatório devido dificuldade controle glicêmico pela manhã ao acordar. Segundo sua mãe a criança acorda no início da madrugada com cefaleia e sudorese fria, mas pela manha a glicemia capilar encontra-se sempre elevada e a glicosúria é positiva. Em uso de insulina intermediária e rápida (3U/kg/dia) em esquema de 12/12h. Qual a provável causa da instabilidade glicêmica desta criança?
Compartilhar