Questões na prática

Oftalmologia

No pronto-socorro: jovem de 22 anos do sexo feminino dá entrada com dor ocular e derrame intraocular, após trauma contuso. Qual seria a conduta correta até a chegada do especialista? Assinale a CORRETA:

A
Explorar o olho, na tentativa de identificar a lesão.
B
Lavar com soro fisiológico.
C
Iniciar colírio antisséptico.
D
Curativo oclusivo compressivo e analgesia.
E
Iniciar analgesia e encaminhar o paciente para o ambulatório do oftalmologista.
O delírio pós-operatório ocorre numa proporção de 11 a 25 %, com maiores índices registrados em idosos. Entre os diagnósticos abaixo, o que NÃO é fator causal do delírio:
Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica:
Paciente com 67 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido a dor e rigidez na musculatura da cintura escapular e pélvica de início há 30 dias, após o falecimento do marido. Nega sintomas relacionados ao aparelho cardíaco, pulmonar, urinário e gastrointestinal. Exames laboratoriais com discreta anemia normocítica normocrômica, VHS 98 mm, proteína C reativa ultrassensível 45,1 mg/L. Qual o provável diagnóstico dessa paciente?
Compartilhar