Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No próximo item, é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança do sexo masculino, com 6 meses de vida, foi admitida em um hospital com infecção urinária de repetição. Ao exame físico, observou-se um abdome em forma de ameixa e massas em topografia de rins. Uma uretrocistografia miccional mostrou volumosa hidronefrose, com dilatação pielocalicial e megaureter bilateral. Nessa situação, o diagnóstico clínico é de síndrome de Prune Belly e o diagnóstico radiológico é de refluxo vesicoureteral de grau IV.

A
CERTO
B
ERRADO
Paciente de 35 anos, nuligesta, ciclos menstruais regulares, comparece à consulta com ultrassonografia endovaginal evidenciando lesão em parede posterior de corpo uterino, subserosa e intramural sugestiva de Leiomioma. A melhor conduta neste caso é:
Dentre as patologias citadas abaixo, qual determina amenorreia primária:
A droga anti-hipertensiva de escolha para o uso crônico na gestação é:
Em relação à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), na faixa etária pediátrica, analise as afirmativas a seguir: I. Os principais sinais de ICC na criança são: cardiomegalia, taquipneia, di?culdade pra mamar, palidez, sudorese, baixo ganho ponderal e hepatomegalia. II. O edema bipalpebral e de membros inferiores surgem em casos extremos sendo uma das principais diferenças clínicas da ICC no adulto e na criança. III. Os sinais e sintomas de ICC surgem após o primeiro ano de vida na maioria dos casos de cardiopatia congênita. IV. O sopro cardíaco é o principal sinal de cardiopatia congênita, assim como a cianose central; a ICC é manifestação esporádica e aparece principalmente no pré-escolar e adolescente. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar