Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

No próximo item é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Por ocasião da visita a uma unidade básica de saúde para vacinar o filho de 4 meses de idade, a mãe informou que, quando da primeira dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DPT) combinada ao Hib, a criança apresentou febre, alguma hiporresponsividade e tumefação dolorosa no local da aplicação. Revendo a história, o pediatra não identificou fator de risco para doença neurológica. Nessa situação, o médico deverá recomendar a aplicação de vacina DPT acelular.

A
CERTO
B
ERRADO
Sobre o Câncer de Nasofaringe, qual o sintoma mais comum de apresentação inicial:
Um paciente com quadro de obstrução arterial aguda é visto numa localidade onde não existem condições para cirurgia arterial, devendo ser removido para outra cidade. Qual seria a medicação de escolha a ser utilizada para tentar impedir o agravamento do quadro isquêmico?
Mãe comparece ao Ambulatório Araújo Lima da UFAM com lactente de dois meses apresentando há um mês estridor inspiratório que piora com decúbito dorsal. Qual o provável diagnóstico?
Uma mulher de 50 anos, procedente de Manaus, chega ao Pronto-Socorro relatando hematêmese e melena, iniciada 1 hora antes da admissão. No exame físico realizado em decúbito dorsal, não se verifica sinais de hepatopatia crônica, mas se encontra hipocorada, orientada e discretamente pálida FC 110 bpm PA 110 x 70 mmHg. Sobre o caso, marque a alternativa verdadeira:
Compartilhar