Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

No próximo item é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Por ocasião da visita a uma unidade básica de saúde para vacinar o filho de 4 meses de idade, a mãe informou que, quando da primeira dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DPT) combinada ao Hib, a criança apresentou febre, alguma hiporresponsividade e tumefação dolorosa no local da aplicação. Revendo a história, o pediatra não identificou fator de risco para doença neurológica. Nessa situação, o médico deverá recomendar a aplicação de vacina DPT acelular.

A
CERTO
B
ERRADO
Homem, 67 anos, com histórico de fraqueza muscular progressiva por 10 anos. Ao exame físico apresentava fraqueza muscular proximal e também nas mãos e pés. CPK (creatinofosfoquinase) era duas vezes o valor normal. Eletroneuromiografia evidencia miosite ativa com achados de neuropatia sobreposta. Sem história familiar. Dos diagnósticos a seguir, qual é o mais adequado?
Uma paciente, com 25 anos de idade, há três dias apresenta febre, cefaleia intensa retro-orbital, mialgia e exantema cutâneo morbiliforme. Há oito dias retornou de Fortaleza e há um dia começou a apresentar petéquias, epistaxe e teste do torniquete positivo. Sua pressão arterial é de 120/70 mmHg e sua pulsação, de 80 bpm, a temperatura é de 36,7ºC. Os exames laboratoriais mostraram plaquetas de 80.000, leucopenia, tempos de protrombina e tromboplastina parcial normais e sorologia para dengue (IgM) positiva. Esse quadro caracteriza diagnóstico de:
Os principais fatores que influem na resposta clínica de cada indivíduo portador de anemia não incluem um dos itens abaixo:
São alterações fisiológicas durante a gestação:
Compartilhar