Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

No próximo item, é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança do sexo masculino, com 6 meses de vida, foi admitida em um hospital com infecção urinária de repetição. Ao exame físico, observou-se um abdome em forma de ameixa e massas em topografia de rins. Uma uretrocistografia miccional mostrou volumosa hidronefrose, com dilatação pielocalicial e megaureter bilateral. Nessa situação, o diagnóstico clínico é de síndrome de Prune Belly e o diagnóstico radiológico é de refluxo vesicoureteral de grau IV.

A
CERTO
B
ERRADO
Um paciente hipertenso refere forte cefaleia de início súbito há duas horas. Na evolução, apresenta diminuição da consciência e hemiparesia esquerda. Sua pressão arterial é de 145 x 90 mmHg. Qual das alternativas abaixo, relacionadas ao caso, está correta?
Paciente, 24 anos de idade, com história prévia de asma, sem crise desde os 14 anos, sofreu, há 2 horas, picada de abelha em braço esquerdo. Ao exame, apresenta-se com TA: 130 X 80 mmHg, PR: 100 bpm, frequência respiratória de 21 ipm. Ausculta cardiorrespiratória normal, com dor intensa em braço esquerdo, com sinais locais de flogose. Boa perfusão periférica. A conduta imediata é:
Tratamento adjuvante com corticosteroides tem sido proposto em algumas formas de tuberculose com discutível benefício na maior parte das vezes. Dentre as abaixo, a opção onde vantagens mais significativas foram descritas é:
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído em 2001, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, prevê a detecção precoce das seguintes doenças congênitas:
Compartilhar