Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

No quadro clínico da leptospirose, podemos afirmar que:

A
Em sua maioria, a evolução é grave
B
Esplenomegalia é frequente
C
Hiperpotassemia é uma característica laboratorial
D
Na forma anictérica, é frequente o acometimento do Sistema Nervoso
E
O início da doença é caracteristicamente gradual e arrastado
A bronquiolite é uma doença predominante viral, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) o responsável por mais de 50% dos casos. Sabendo que algumas crianças podem evoluir de forma grave, pode-se afirmar que os fatores de risco de gravidade são:
Em um recém-nascido com diagnóstico antenatal de hidronefrose unilateral deve-se suspeitar mais frequentemente de:
Numa investigação de contatos domiciliares de paciente adulto com tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva, o visitador anotou as seguintes observações: Paciente nº 1: criança com 7 anos de idade, não vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 2: criança com 5 anos de idade, vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 3: criança com 3 anos de idade, não vacinada com BCG, apresentando tosse há 1 semana. Após a visita, os pacientes nº 1 e 3 foram convocados para realização do teste tuberculínico, resultando em teste não reator para o paciente nº 1 e reator para o paciente nº 3. Esse último paciente foi então submetido à radiografia de tórax, que resultou normal. Diante desses resultados recomenda-se como medida profilática para os 3 pacientes, respectivamente:
Considerando as afecções dermatológicas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Impetigo. 2. Erisipela. 3. Ectima. Coluna 2 ( ) Ulceração rasa (exulceração) coberta por crosta melicérica, com margem endurecida, elevada e violácea; a base da úlcera é granulosa. ( ) Inicialmente se apresenta com vesículas e pústulas, e, com a evolução do quadro, surgem as crostas melicéricas. ( ) Placa edematosa, endurada, elevada e dolorosa, com bordas bem definidas, eritematosa e brilhante; acomete principalmente membros inferiores e face. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compartilhar