Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Ortopedia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. O uso prolongado de IBP aumenta a incidência de:

A
tumor carcinoide
B
anemia megaloblástica
C
fraturas de quadril
D
miocardiopatia
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa correta sobre essa condição.
Ao atender o RN em sala de parto você é informado de que a gestação é a termo, a mãe não tem patologias, não apresentou complicações, a idade gestacional é de 38 semanas. O trabalho de parto durou cerca de 6 horas, as membranas rompem no ato com líquido amniótico claro com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo é demorado e o RN nasce em parada respiratória. A conduta inicial mais adequada será:
Qual o ritmo de parada cardíaca mais comum na criança, sua causa e qual a droga de escolha para o tratamento?
A cirurgia de Sistrunk é utilizada no tratamento de:
Compartilhar