Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

No quarto dia de internação, na Unidade Coronariana, Carlos apresenta dispneia de decúbito. Exame físico: FR 35 irpm, oximetria de pulso SaO2 89%, estertores crepitantes até 1/3 médio de ambos os pulmões, pressão venosa da jugular aumentada, presença de B3, sopro holossistólico (3+/6) em ápice, com irradiação para o bordo esternal esquerdo. A colocação de máscara de oxigênio com reservatório fez a SaO2 aumentar para 91%. O paciente mantém-se desperto, cianótico e com pulsos arteriais periféricos de baixa amplitude; FR 35 irpm, PA 125 x 90 mmHg. O traçado do ECG no monitor cardíaco não mostra arritmias. As medidas da pressão de oclusão de artéria pulmonar (PAOP), o débito cardíaco e o lactato sérico devem estar, respectivamente:

A
elevada, diminuído, aumentado
B
normal, normal, aumentado
C
diminuída, aumentado, normal
D
normal, diminuído, normal
Paciente no 5º dia de pós-operatório de uma gastrectomia subtotal por uma lesão maligna precoce do antro gástrico, iniciou um quadro de alguns picos febris de 37,8°C, mantendo pressão arterial dentro dos níveis normais, FC de 92 bpm, FR 22 irpm e um estado geral compensado, além de hematócrito de 26% e 11.200 leucócitos com 5 bastonetes. Qual exame é indicado para esclarecer o diagnóstico?
Um paciente comparece ao consultório psiquiátrico alegando ter um problema, pois sofre, há anos, prejuízos em compras que faz em lojas, supermercados etc. Se compra mercadorias das quais se arrepende ou se elas têm algum defeito, não consegue voltar à loja para devolvê-las ou reclamar, porque isso lhe gera tremendo desconforto, ansiedade e insegurança. Diante dessa queixa, o psiquiatra deve ter, como primeira hipótese diagnóstica:
Mulher de 30 anos veio à consulta com queixa de esforço e dor às evacuações nos últimos 8 meses, fezes ressequidas e sangramento escasso percebido no papel higiênico. Negou história familiar de câncer colorretal. O exame proctológico revelou uma fissura anal de apresentação atípica, podendo por isso ser secundária a outra doença. Qual dos achados abaixo necessitaria de investigação etiológica complementar?
Mulher jovem relata sentir "caroço" no abdome inferior e refere saída de secreção amarelada eventualemente pelo umbigo. Nega cirurgias prévias ou outras doenças. Você deve suspeitar de:
Compartilhar