Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

No quarto dia de internação, na Unidade Coronariana, Carlos apresenta dispneia de decúbito. Exame físico: FR 35 irpm, oximetria de pulso SaO2 89%, estertores crepitantes até 1/3 médio de ambos os pulmões, pressão venosa da jugular aumentada, presença de B3, sopro holossistólico (3+/6) em ápice, com irradiação para o bordo esternal esquerdo. A colocação de máscara de oxigênio com reservatório fez a SaO2 aumentar para 91%. O paciente mantém-se desperto, cianótico e com pulsos arteriais periféricos de baixa amplitude; FR 35 irpm, PA 125 x 90 mmHg. O traçado do ECG no monitor cardíaco não mostra arritmias. As medidas da pressão de oclusão de artéria pulmonar (PAOP), o débito cardíaco e o lactato sérico devem estar, respectivamente:

A
elevada, diminuído, aumentado
B
normal, normal, aumentado
C
diminuída, aumentado, normal
D
normal, diminuído, normal
A epilepsia parcial benigna é um tipo comum de epilepsia parcial na infância, com excelente prognóstico, com pico de incidência entre os 9 e 10 anos de idade, ocorrendo durante o sono em 75% dos pacientes que apresentam crises parciais com sinas motores e somatossensoriais confinados à face. O padrão do EEG apresenta focos de ponta repetidas na área centrotemporal ou rolândica com a atividade da base normal. A droga preferida para o controle dessas crises é:
Quanto à classificação das rinossinusites em adultos e crianças, pode-se afirmar que:
No que concerne aos fatores predisponentes ambientais e sociais para o desenvolvimento das otites médias, está correto afirmar que:
Dr. Joselito recebe, na Clínica da Família Bárbara Starfield, um paciente de 12 anos acompanhado da mãe. Esta refere que o filho, na noite anterior, iniciou de forma súbita um quadro de febre, calafrios, dor de garganta intensa, cefaleia e dor abdominal. Ao exame físico, o Dr. Joselito encontrou orofaringe hiperemiada com exsudato, petéquias no palato mole e adenite cervical anterior dolorosa. Tendo em vista o quadro clínico apresentado, a principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar