Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens de acordo com as normas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. I- Toda criança que nascer sem respirar deve ser considerada em apneia primária e receber oxigênio inalatório como medida terapêutica. II- As medidas iniciais são: prover calor e posicionar o recém-nascido em decúbito dorsal sob leve declive e estender levemente o pescoço. Depois, aspirar vias aéreas, se necessário. III- Todo recém-nascido que nascer em apneia e envolto em líquido meconial deve ser imediatamente aspirado por meio de tubo orotraqueal. IV- Considerando que uma criança, ao nascer, respire regularmente, apresente frequência cardíaca de 140 bpm e tenha cianose de extremidades nos primeiros 20 segundos de vida, o médico deverá administrar oxigênio a 100% por via inalatória até desaparecer a cianose. V- A ventilação com balão autoinflável, máscara e oxigênio a 100%, se usada adequadamente, consegue resolver menos da metade dos casos em que é necessário reanimar um neonato na sala de parto. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Paciente do sexo feminino, 38 anos, chega à sala de emergência com edema agudo de pulmão, em fibrilação atrial, evolui com insuficiência respiratória, sendo necessário ventilação mecânica e, após estabilização clínica, nota-se à ausculta cardíaca bulhas arrítmicas e sopro diastólico (+++/4+) em foco mitral. Sua principal hipótese diagnóstica:
É complicação prevista num infarto diafragmático:
As seguintes manifestações clínicas e laboratoriais constituem critérios diagnósticos de Lúpus Eritematoso Sistêmico, EXCETO:
A osteoartrose primária nas mulheres acomete preferencialmente as seguintes articulações:
Compartilhar